Cavalo de Guerra

 

De Evandro Oliveira 

Se por um lado filmes com animais vêm se tornando cada vez mais clichê, War Horse (Cavalo de Guerra) veio mostrar que esses clichês ainda podem sim produzir bons filmes e emocionar muito o espectador.

Envolvente, War Horse conta a história de um cavalo que na Primeira Guerra Mundial é enviado da Inglaterra para França, separando-o de seu jovem dono com quem desenvolvera uma profunda amizade, que fará o possível para recuperar seu animal.

Dirigido por Steven Spielberg, de quem sempre se espera muito – ainda mais após um recesso de 4 anos – War Horse talvez seja um pouco decepcionante nesse aspecto para alguns. Não para mim. O grande companheiro de Steven, Janusz Kaminski, mostrou também que sua fotografia está afiadíssima, com lindas tomadas.

Um bom roteiro e um excepcional cineasta resultaram num prato cheio pra quem gosta do gênero, ou quem gosta de sentar na poltrona do cinema e derramar algumas lágrimas. Não creio que seja favorito ao Oscar de melhor filme – de melhor fotografia, sim – tampouco acho que esteja no mesmo nível de outras obras de Spielberg, entretanto nada disso desmerece o bom filme que é.

Destaque para a belíssima cena em que o cavalo fica preso no campo de batalha, lembrando levemente de Saving Private Ryan (O Resgate do Soldado Ryan), mostrando ao fim dela que mesmo entre adversários de guerra ainda pode haver alguma diplomacia. Uma simples curiosidade negativa que reparei: ingleses, franceses e alemães sempre falando inglês. Não custava nada colocar os diálogos na língua original e legendar.

Nota do Evandro: 8.5 

Nenhum comentário:

Postar um comentário